Maria Santa engajada no Outubro Rosa

14 de setembro de 2015

Estamos nos aproximando do mês de outubro, mês mundialmente conhecido como Outubro Rosa, movimento que nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Por isso, a data é anualmente celebrada com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Infelizmente, o câncer de mama ocupa posição de destaque mundial por ser a neoplasia maligna mais incidente na mulher. No Brasil, em 2015, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Já para a nossa região, o risco estimado é ainda maior (70,9 casos a cada 100 mil mulheres). Presenciamos no Brasil 12.000 óbitos em 2012 decorrentes da referida neoplasia. Os números nos impressionam, e sabemos que toda essa situação vivida pelas pacientes e familiares é muito delicada.

Diante desse quadro, torna-se imprescindível que toda mulher consulte o médico, pelo menos uma vez por ano, para realizar um exame físico de mama. As mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia de rastreamento que é, atualmente, o melhor método para o diagnóstico precoce do câncer de mama, pois, comprovadamente, o referido exame reduz a mortalidade em aproximadamente 30%, conforme rastreamento já realizado.

A Maria Santa não poderia ficar de fora dessa luta, e engajou-se na campanha do outubro rosa. Ao adquirir o chaveiro ou o broche da campanha, você estará ajudando as pacientes da oncologia do Hospital Geral de Caxias do Sul. Participe você também!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *